segunda-feira, 29 de março de 2010

Projecto Oficina Paraíso



Apresentação do Projecto

Nascida de um projecto conjunto de uma designer e de uma artista plástica, a Oficina Paraíso pretende ser um espaço multidimensional, onde convivem diferentes áreas de intervenção criativa. Num ambiente quase mágico, inspirado num conceito romântico de uma oficina/atelier artística dos finais do século XIX, a prática das artes visuais e do design em atelier coexiste com uma verdadeira sala de estar para os visitantes/clientes, onde estes podem usufruir para além de uma zona de lazer, de uma loja de ObjectDesign e Delicatessen.

Um espaço onde apetece estar...é para isto que nasce a Oficina Paraíso. Um lugar onde ficar, para espreitar o trabalho do Pintor no atelier, enquanto escolhe um papel de parede ideal para uma nova decoração, juntamente com o designer da casa. Depois, degusta um puro chá do Ceilão e decide encomendar o restauro de uma peça antiga e única. Mais tarde, não resiste e compra um presente delicioso para alguém igual. Finalmente, deseja poder ficar por mais tempo a saborear tudo isto, e decide fazer um workshop criativo ou até mesmo frequentar uma das oficinas personalizadas de Pintura, Desenho e Design.

Situada no centro histórico da pitoresca vila de Sobral de Monte Agraço, a Oficina Paraíso encontra-se instalada no rés-do-chão de um edifício pombalino, entre o largo da Igreja e o largo do Cine Teatro, conhecidos como os mais carismáticos da vila. Em tempos que já lá vão, as referidas instalações serviram como oficina de trabalho e logradouro a diferentes ofícios, que o tempo foi transformando e deixando lentamente ao abandono. Do passado, apenas restou uma atmosfera peculiar que só a patine do tempo confere, e que a envolvência da vila campestre de carácter bucólico vem confirmar.

No Presente, o espaço da Oficina Paraíso tem sido alvo de um projecto de recuperação global, desenvolvido e coordenado pelas suas criadoras, Elsa Mota Pereira e Catarina Araújo. Neste contexto, a filosofia projectual desenvolvida baseia-se num diálogo constante entre a ideia de antigo e a ideia de novo. Visualmente, o espaço resulta numa dialética formal entre um certo romantismo barroco de outros tempos, e um determinado conceptualismo romântico contemporâneo. Um espaço orgânico, que respira e se transforma à medida das, histórias que se querem contar. Uma fábula do nosso tempo.

Arte, Chá e... Outros Pecados.



Mapa da Oficina:

• Atelier de Design

_Projectos de Design Visual / Design de Interiores / Design Multimédia

• Oficina de Artes

_Workshops Criativos / Oficina de Pintura / Oficina de Desenho / Oficina de Design e Multimédia

• Sala de Estar

_Sala de Estar / Loja de Chá e Delicatessen / Boutique de Design

Sem comentários:

Publicar um comentário